Em um cenário de reconstrução no Rio Grande do Sul, após enchentes que deixaram mais de 65 mil pessoas desabrigadas, diversas instituições e empresas têm se destacado com ações de apoio. Entre elas, a Rede Muda Mundo, uma organização sem fins lucrativos fundada por Fábio Silva em 2011, que conecta voluntários a projetos sociais por meio do aplicativo “Transforma Brasil”.
Desde o início das enchentes, o Transforma Brasil se tornou a plataforma oficial do governo do Rio Grande do Sul para coordenar o voluntariado, atuando em centros de distribuição, abrigos de animais e pessoas. Em parceria com a Baterias Moura, a Rede Muda Mundo também lançou o programa Pause, que oferece apoio psicológico e cuidados de saúde mental para 200 voluntários envolvidos nas ações emergenciais.
Gustavo Trindade, que coordena a operação da Transforma Brasil no estado, relata cenas de desespero e perda durante as enchentes. Ele agora participa do programa Pause para receber suporte emocional.
A trajetória de Fábio Silva no voluntariado começou em 2011, após uma enchente em Pernambuco. A partir dessa experiência, ele fundou a Rede Muda Mundo, que inicialmente arrecadou colchões para famílias afetadas. A organização cresceu e hoje atua em todo o Brasil, com parcerias internacionais e apoio de patrocinadores como Movimento Bem Maior, Neo Energia, Baterias Moura e Accenture.
A Rede Muda Mundo já conectou mais de 1 milhão de voluntários a diversas atividades sociais. No Rio Grande do Sul, coordenou 2.500 voluntários em ações emergenciais. Nycollas Nitibailoff, de Porto Alegre, foi um dos voluntários que ajudou na construção do Abrigo Renascer, voltado para a população LGBTQIAPN+.
A ONG prevê arrecadar entre 9 e 10 milhões de reais em 2024 para financiar suas iniciativas sociais, beneficiando cerca de 3 milhões de famílias no Brasil. Além do Transforma Brasil e do Programa Pause, a Rede Muda Mundo possui outros projetos como o Porto Social, uma escola de empreendedorismo social, e a Casa Zero, um shopping sociocultural voltado para a geração de renda e qualificação de comunidades vulneráveis.
Para se tornar voluntário, basta acessar o site do Transforma Brasil e se inscrever, escolhendo a região ou estado de atuação. A plataforma oferece vagas em organizações sociais e oportunidades disponibilizadas pelo governo, incluindo ações relacionadas à educação, como cursos de línguas e oficinas de geração de renda.
Fábio Silva reforça a importância do voluntariado, afirmando que quem doa algo ganha muito mais do que quem recebe.
Deixe seu comentário