Economia criativa ganha diretrizes do Ministério da Cultura

Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil

O Ministério da Cultura apresentou, no Rio de Janeiro, o Brasil Criativo, um conjunto de diretrizes que nortearão a Política Nacional de Economia Criativa. A iniciativa visa consolidar a economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento social, econômico e cultural no Brasil.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve presente no evento e ressaltou a importância de uma agenda clara para orientar programas, projetos e ações voltadas para a criatividade e a cultura. As diretrizes abrangem diversos aspectos, como a divulgação de estudos, a formação de gestores e empreendedores, o aumento de investimentos e a promoção da diversidade e inclusão produtiva.

Margareth Menezes destacou que essas diretrizes são fundamentais para qualificar o setor e fomentar diretamente produtores e atividades da indústria criativa, incluindo audiovisual, direitos autorais e artesanato brasileiro. Segundo a ministra, essas atividades são essenciais para o PIB nacional, e é necessário criar conceitos que auxiliem no desenvolvimento e fortalecimento dessa indústria.

No evento, foi anunciado o retorno de Cláudia Sousa Leitão à liderança da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura. Cláudia, que já ocupou o cargo entre 2011 e 2013, é mestre em Direito pela USP e doutora em Sociologia pela Sorbonne.

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