Pesquisa mostra tendência por aumento na contratação também de produtos digitais, como cursos, e-books e apostilas
Os brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo. De acordo com pesquisas realizadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, o comércio digital parece ganhar cada vez mais protagonismo no país. Os dados indicam que 77% das pessoas compraram pelo menos uma vez em sites internacionais em 2023, seja pela variedade, raridade ou preços mais baixos.
Weslei Lima, gestor do Mercado Topográfico, plataforma de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia, avalia que esse movimento é reflexo do aumento do poder de compra dos consumidores e do maior acesso à tecnologia. “Com acesso fácil à internet, todos têm a oportunidade de garimpar produtos de acordo com sua necessidade, mesmo fora do Brasil, o que, por si só, mostra como o mercado nacional carece de políticas públicas e outras medidas para, pelo menos, aumentar a competitividade”, avalia.
Além das compras internacionais, 54% dos entrevistados adquiriram algum infoproduto (produtos digitais ou serviços vendidos na internet) no mesmo período. “A pesquisa nos mostra que 32% dessas compras são de cursos online, e-books, livros e apostilas. Trata-se de uma busca por capacitação e aperfeiçoamento crescente. Se olharmos as motivações dessas compras, estão o desenvolvimento pessoal, profissional e o aumento de renda. Entendemos, portanto, que é preciso aumentar a oferta de formas de qualificação”, afirma.
Investimento na praticidade e personalização
Outro dado apresentado é que 86% dos entrevistados responderam que utilizaram um aplicativo para efetuar compras, sendo a praticidade, rapidez, preços, ofertas e o acesso ao celular os principais motivos.
Lima diz que “várias ferramentas são utilizadas para agilizar processos pensando na praticidade do consumidor, desde o atendimento por WhatsApp até a implementação de assistentes virtuais, sem deixar de ter os atendimentos por telefone e e-mail. Com o aplicativo, você garante que a pessoa olhe diretamente seus produtos, receba notificações e seja atraída por descontos e produtos exclusivos. A criação de aplicativos não é apenas uma moda, mas sim também das maneiras mais eficazes de fidelizar um cliente”, conclui.
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