Brasil e China lideram cooperação em energia renovável

Foto: MME/Divulgação

Foi instituída no Rio de Janeiro a Colaboração para Inovação e Intercâmbio Tecnológico no Setor Energético. Esta coalizão integra inicialmente 16 empresas, universidades e instituições de pesquisa, visando à troca de informações e tecnologias para o avanço do setor elétrico tanto no Brasil quanto na China.

O Ministério de Minas e Energia (MME) prestigiou o evento de inauguração, ocorrido neste domingo (17), quando foi oficializado um Memorando de Entendimento, com a participação de entidades fundadoras dos dois países e o apoio do MME.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Brasil e China são referências em energia limpa e sustentável. Ele ressaltou a importância das parcerias estratégicas na nova economia, destacando a relevância destas para a criação de empregos e renda num contexto global de descarbonização e preservação ambiental.

O secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, destacou o papel crucial da iniciativa para o setor elétrico brasileiro, avaliando Brasil e China como plataformas para desenvolver e demonstrar soluções inovadoras em larga escala.

O evento, organizado pela State Grid Corporate of China, apresentou palestras sobre os desafios e soluções dos sistemas elétricos nos dois países. Uma missão técnica de especialistas brasileiros à China, focada em tecnologias de alta capacidade para transmissão, está planejada como uma das próximas ações da coalizão.

Entre os signatários do documento estão o Operador Nacional do Sistema (ONS), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), State Grid Brazil Holding S.A., e várias universidades e centros de pesquisa do Brasil e da China, reforçando o compromisso com a inovação no setor elétrico.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.